segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Projetos sociais x Design..

A Grife Providência, um projeto nascido no Rio de Janeiro em 2009, para comemorar os 50 anos de ações sociais do Banco Providência, mostra a sua coleção Verão 2011/2012, apostando no conceito de sustentabilidade em peças artesanais sofisticadas. Foram utilizados tecidos ou mostruário que foram doados por confecções ou lojas de decoração.

Cada detalhe é minucioso nos colares que são bem coloridos. Tecidos finos, como tafetá, renda e seda, misturam-se a pérolas, botões, ramis e ferragens.







Todos os produtos da marca (bolsas, jogos americanos, chaveiros, almofadas) são comercializados no shopping RioSul em Botafogo, e no Ateliê Banco da Providência, no Rio de Janeiro.

Vale ressaltar que nesse projeto todas as mulheres matriculadas aprendem sobre auto-estima, cidadania, geração de renda, descobrindo suas habilidades e talentos. Além disso, têm a consciência que o crochê, o bordado e o tricô podem se transformar em negócio lucrativo. O segundo passo é a capacitação na Agência de Empreendimentos Populares, onde as artesãs são orientadas pela designer Luiza Bomeny. Atualmente, são 18 Agências de Famílias que estão no entorno de 104 comunidades do Rio de Janeiro, que matriculam 1440 famílias por ano. O trabalho das mulheres foi reconhecido e já apresentaram suas coleções no Fashion Business, em maio de 2010.

Muito bacana não é??

Shopping RioSul: Rua Lauro Müller, 116, Botafogo - RJ
Ateliê Banco da Providência: Rua dos Arcos, 54, subsolo, Catedral Metropolitana - RJ

2 comentários:

  1. Acho um trabalho como esses simplesmente maravilhosos. É a história do ensinar a pescar no lugar de dar um peixe. Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Exatamente.. Isso é o que todos deveriam fazer.

    Beijinhos e muita saudade!!

    ResponderExcluir